fbpx

5 dicas para contratar um serviço de Home Care e humanizar o tratamento ou internação domiciliar

5 dicas para contratar um serviço de Home Care e humanizar o tratamento ou internação domiciliar

Era uma família tradicional com casal e seis filhos. A cada três meses o médico visitava a residência que ficava ao alto de um morrote já no meio da ladeira.

A família estava ansiosa, aguardando, até que se escuta o grito de um dos mais novos: “Pessoal, prepara a colher e a língua, porque o Dr. Sergio tá chegando!”

A gargalhada foi geral. O Dr. Sergio era um médico renomado. Ele já cuidava da segunda geração daquela família e em todas as visitas examinava as amígdalas dos pacientes com uma “colher” sobre a língua e brincando com alguma piada. Ele sabia fazer a medicina preventiva com certo folclore e brincadeiras.

Antigamente era assim.

A história é verídica e nos remete à lembrança de que a medicina mudou e, com ela, o modelo de atendimento aos pacientes também. Infelizmente, a humanidade escolheu – por muito tempo – caminhos que comprometeram a qualidade do atendimento acolhedor. Mas os tempos estão mudando outra vez e o modelo de atendimento Home Care traz uma luz e um retorno às origens. Dessa vez com uma qualidade superior, acima de tudo. Mais do que falar em tratamento ou internação em casa, o conceito de Home Care leva a acolhimento com tratamento humanitário.

Problemas da Internação Hospitalar

Como se conhece, internações por muito tempo acarretam problemas de “úlceras de decúbito” (aqueles machucados dolorosos contraídos por quem fica por longos períodos de repouso na cama). Mas não é esse o único problema. Segundo os Manuais MSD, os pacientes podem ter confusão, declínio da função mental e quedas resultantes do stress de não estar em um lugar não familiar ou de receber medicamentos para aliviar a dor ou, ainda, para tratar um distúrbio.

Como resultado, não é incomum que pacientes saiam do hospital em estado pior do que antes de serem acometidos por uma doença. O tratamento das recuperações mais lentas, quando pode ser feito no lar do paciente, torna-se acolhedor e evita distúrbios mais graves e debilitantes.

Vantagens da Internação Domiciliar

São muitas as vantagens da internação domiciliar. Por exemplo:

  • O paciente pode repousar no seu próprio quarto ou naquele mais confortável da casa;
  • Em alguns casos poderá fazer as suas refeições em ambiente conhecido e emocionalmente seguro;
  • O lar tem os serviços domésticos funcionando adequadamente;
  • O cuidado pessoal é potencializado pelo acolhimento da família e dos amigos;
  • As medicações são normalmente supervisionadas;
  • O deslocamento para pequenas caminhadas ou, mesmo, para ir ao banheiro é conhecido e seguro.

Enfim, os riscos físicos e emocionais são menores para o paciente. É essa maior humanização do tratamento que torna o serviço de Home Care cada vez mais procurado.

O que se deve verificar ao contratar o serviço de Home Care?

Para o leigo não é simples. O serviço de Home Care é uma parceria que envolve um relacionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. Qualquer deslize pode ser um desastre. Seguem algumas dicas para se contratar o Home Care:

  1. Verifique se você precisa de um Home Care ou de um cuidador – Um profissional autônomo não é uma empresa de Home Care. Os cuidadores costumam ser profissionais de enfermagem ou qualquer outro profissional da área de saúde que atenda em casa. A empresa de Home Care precisa ser multidisciplinar, porque a modalidade tem protocolos específicos para garantir o atendimento prescrito pelos médicos responsáveis pelo paciente.
  2. Procure uma empresa idônea – Verifique se a empresa tem autorização para prestar serviços de Home Care. Ela tem profissionais especializados para os cuidados específicos do paciente? Tem histórico de bons atendimentos a clientes anteriores?
  3. Procure avaliar se o preço é justo – Serviços caros não garantem o melhor atendimento e serviços baratos podem não ser qualificados na medida certa. Verifique quanto o seu orçamento comporta e converse com o profissional da empresa em que você confia.
  4. Empatia é fundamental – Procure conversar com os profissionais que farão o atendimento. Tanto o paciente quanto os familiares precisam se sentir confortáveis com os profissionais que estarão em sua casa.
  5. Prefira uma empresa com amplo leque de serviços – Durante o tratamento do paciente, o que menos se deseja é ter que procurar um serviço com urgência ou emergência. Pior quando não se tem referências de onde ou, da mesma forma, como encontrá-lo. Empresas com amplo leque de serviços facilitam esse trabalho, pois têm condições de compreender o problema do cliente e solucioná-lo com eficiência para atingir melhores resultados.

Onde encontrar um serviço idôneo?

A Imperial Home Care é pioneira na prestação de serviços domiciliares de Home Care em Uberlândia (MG) e, também, em toda a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Goiás. Seu corpo clínico é especializado em clínica médica, pneumologia, geriatria e cardiologia.

A Imperial Home Care se destaca por oferecer serviços agregados de internação domiciliar, atendimentos pontuais, monitoramento domiciliar, equipe multiprofissional, serviços de apoio e aluguel de equipamentos. Estamos presentes em Uberlândia (MG) e São Paulo (SP).

Conheça mais sobre os nossos serviços: https://www.imperialhomecare.com.br/

Você também pode entrar contato agora mesmo! Clique aqui e fale conosco.

Imperial Home Care: Habilitados para atender sua família com muito Amor!

Compartilhar este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *