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8 Dicas para cuidar da saúde do coração

8 Dicas para cuidar da saúde do coração

29/09 Dia Mundial do Coração

Para comemorar esta data e promover saúde e qualidade de vida listamos 8 Dicas para cuidar da saúde do coração

Adote algumas mudanças no estilo de vida e na rotina para viver com mais qualidade e manter seu coração saudável.

 

1) Evite o cigarro: Além de causar problemas respiratórios e oncológicos, o cigarro também é um dos responsáveis por potencializar os riscos de doenças no coração. Ao deixar de fumar, a pessoa reduz imediatamente pela metade o risco de morrer do coração e, em cinco anos, zera.

2) Diminua o peso: Quando estamos acima do peso, o coração fica mais espesso e precisa de mais força para bombear o sangue. Além disso, o acúmulo de gorduras provoca a obstrução das artérias, o que dificulta a passagem do sangue. O sobrepeso também dificulta o controle do colesterol e da pressão arterial.

3) Diminua o sal: O uso do sal em excesso proporciona o aumento da pressão, além de ser causa importante para outras doenças do sistema cardiovascular.

4) Alimente-se bem: Dê preferência a uma alimentação balanceada, evitando o sódio, gorduras trans e saturadas. Alimentos com fibras, antioxidantes, aliados à prática de exercícios são fundamentais para a saúde do seu coração e do seu corpo como um todo.

5) Pratique exercícios regularmente: A prática de atividades físicas melhora a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Também ajuda na diminuição da glicose, risco de trombose e reduz a inflamação no sangue. O ideal é destinar cerca de 30 a 40 minutos por dia para a realização de atividades físicas, em ritmo moderado.

6) Evite estresse e tensão: Nem sempre é fácil controlar as situações de nervosismo e tensão. Mas, quando esfriamos a cabeça, percebemos que ficar nervoso não resolve nenhum problema. Ao contrário, contribui para danificar o sistema nervoso.

7) Controle A pressão arterial: A hipertensão arterial é uma doença cardiovascular crônica que atinge principalmente vasos sanguíneos, coração, cérebro e rins. Consulte sempre o médico para medir a pressão sanguínea. Acima de 140 por 90 mmHg (ou 14/9) ela já pode ser considerada alta.

8) Reduza o consumo do açúcar: Evite alimentos com alto teor de açúcar refinado, como bolos e outros doces. Fique também atento ao conteúdo de açúcar das bebidas. O açúcar aumenta o índice de glicose no organismo.

 

 

 

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