Noticias

Em 2023, Grupo Vidas planeja lançar plataforma institucional de conteúdo de educação à distância

Os projetos de capacitação fazem parte da estratégia para se manter como referência no segmento e assegurar atendimento de excelência e qualidade
 


A instituição conta com recursos através do ambiente online que possibilitam o acesso dos colaboradores à diversos conteúdos, os quais abordam temas da área da saúde e atenção domiciliar, além de uma plataforma com simuladores que reproduzem cenários com diversas situações de intercorrências adulto e pediátrico para permitir a capacitação e atualização dos profissionais de enfermagem de acordo com os protocolos institucionais do Grupo.  

Ademais, os colaboradores são acompanhados em domicílio por um enfermeiro visitador que avalia a postura e as habilidades técnicas, com o intuito de identificar e direcionar para a Educação Continuada a qualquer momento.  

O Gerente de Qualidade e Segurança Assistencial do Grupo Vidas, Roberto Corrêa Leite explica que a educação continuada não é apenas institucional: "O Grupo incentiva os colaboradores a buscarem cursos externos, que podem contribuir para a formação individual e, consequentemente, trazer melhorias para a assistência. Nesse sentido, a instituição procura facilitar a inclusão e o progresso do colaborador em cursos de extensão e pós-graduação, oferecendo horários de trabalho flexíveis e até bolsas de estudos". 

Outros projetos de educação são desenvolvidos durante o ano com apoio dos colaboradores e fornecedores parceiros que utilizam o espaço físico da instituição ou promovem eventos externos que contribuem para a qualificação da equipe.  

No ano de 2022, os projetos que receberam destaque incluem: capacitação em Cuidados Paliativos direcionada para os médicos e profissionais de enfermagem da Azul Emergências Médicas; Palestras sobre liderança e comunicação não violenta durante a semana de enfermagem; Atividades voltadas para a prevenção e tratamento de feridas, organizadas pelas enfermeiras estomaterapeutas da matriz; Curso composto por 10 módulos que abordaram diferentes conteúdos relacionados à prevenção e tratamento de feridas, no qual os profissionais receberam o título de Star Professional nos tratamentos de lesões; Capacitação de equipe voltada para oxigenioterapia para a utilização de equipamentos respiratórios disponíveis em domicílio e telemonitoramento do paciente em ventilação mecânica invasiva.  

Para 2023, o departamento de criação em colaboração com a gerência de qualidade e segurança assistencial estão desenvolvendo uma plataforma institucional com conteúdos para educação à distância (EAD). O projeto piloto visa a capacitação dos profissionais do Programa PaliVidas e inclui temas relacionados às metas internacionais de segurança do paciente.  A longo prazo, a busca do projeto será pelo desenvolvimento de novas sequências de atividades que irão envolver outros conhecimentos para auxiliar na aprendizagem do colaborador.  

O Grupo Vidas também prevê grupos de trabalho entre a gerência de qualidade e segurança assistencial e os enfermeiros responsáveis pela educação continuada para fomentar discussões sobre melhores práticas assistenciais, unificar as rotinas referentes às ações de capacitação e inserir o tema dos cuidados paliativos e segurança do paciente nos processos de recrutamento e seleção.  

Roberto afirma que as iniciativas educacionais são essenciais para a qualidade e a segurança da assistência:  "Em especial na assistência de enfermagem que constitui o nosso maior contingente de colaboradores, sendo ainda, uma alternativa de aprendizado e atualização para os profissionais de saúde".