Noticias

Grupo Vidas promove workshops de acolhimento ao luto

O projeto teve início em fevereiro de 2022 e continua disponibilizando informações e lugar de fala sobre o luto para a comunidade 
 
O Grupo Vidas, com apoio do Programa PaliVidas*, tem proporcionado workshops gratuitos sobre lutos pessoais de qualquer origem para toda a comunidade. O objetivo do projeto é acolher, ouvir, oferecer informação e um lugar de fala, além de propor a elaboração de um Manual Comunitário de Acolhimento ao Luto.

O enfermeiro e terapeuta familiar do Grupo Vidas, Roberto Corrêa Leite, que conduz os workshops em parceria com a Psicóloga do Grupo Vidas, Juliana Castro, explica que a concepção dos encontros teve influência de outros países: "Participei como ouvinte de encontros sobre o luto em Portugal e percebi que, na Europa, a população está mais acostumada com essa realidade e com os conceitos sobre a morte e o morrer. Acredito que no Brasil ainda precisamos conversar mais sobre isso". 

O evento funciona de forma dinâmica alternando entre informações oferecidas pelos palestrantes e convites aos participantes para interação. Inicialmente são abordados pontos fundamentais para esclarecer o processo de luto de forma leve e conduzida pelos profissionais, como:Definição do Programa PaliVidas e a relação dos cuidados paliativos e o acolhimento às pessoas que estão no período de luto; 
Definição de luto e a função da fase na vida das pessoas; 
Estigmas e tabus presentes na sociedade;
Tipos de luto, necessidades e emoções envolvidas.
Após as informações e esclarecimento das dúvidas, os participantes são direcionados a um exercício de reflexão sobre o luto e finalizam a atividade com um passo a passo para reconhecer e lidar com o luto. 

A elaboração do Manual Comunitário ocorre ao final do workshop quando os participantes são orientados a compartilhar suas experiências e responder a questão: "O que podemos dizer para uma pessoa enlutada?". 

Para um dos convidados que respondeu a pesquisa de satisfação do evento, a experiência foi satisfatória: "A interação dos participantes é fantástica, o que torna a apresentação muito rica".

O terapeuta familiar revela que uma das propostas de finalização do projeto é lançar e divulgar os resultados da construção do Manual nas redes sociais do Grupo Vidas. 

Roberto comenta que a princípio os resultados apresentados durante os encontros reforçam o quanto a assistência ao enlutado durante os cuidados paliativos é fundamental para uma recuperação saudável: "Estudos têm demonstrado que o luto complicado afeta a qualidade de vida e a saúde mental dos indivíduos. Uma avaliação da severidade das manifestações do luto, permite evitar que se rotule como patológica uma reação normal, favorece o reconhecimento do sofrimento e da necessidade de garantir suporte para um melhor ajustamento à situação da perda".

*Programa PaliVidas: desenvolvido para implementar os cuidados paliativos com método internacional da New Health Foundation (NHF).